sábado, 13 de junho de 2009

POR QUÊ NÃO DEVO GUARDAR O SÁBADO?



"Uma resposta ao livro Do Sábado Para o Domingo"



O livro do sábado para o domingo, escrito por Carlyle B. Haines da casa publicadora brasileira, afirma que os cristãos de outras denominações Evangélicas ao invés de guardar o sábado, guardam o domingo, porém eu nunca vi nenhum cristão deixar de fazer qualquer coisa em sua casa ou em qualquer outro lugar pelo fato de ser domingo. A verdade é que as empresas optam pelo primeiro dia da semana de folga para seus funcionários, sem contar os motivos por que nos reunimos no domingo, mas nunca o guardando, tais como: A ressurreição de Cristo no primeiro dia da semana (Mc. Cap.16, ver. 9 ). Sendo este dia chamado de “dia santo” (Ap. cap.1, ver. 10). O Espírito Santo foi derramado em um domingo (At. Cap.2, ver. 1-4).
Os cristãos dos tempos apostólicos costumavam se reunir nos domingos para celebrar a ceia do Senhor, pregar e separar suas ofertas (At. Cap.20, ver. 7), (I co. cap.16, ver. 1-2), mas os cristãos fazem seus deveres normais em suas casas, uma vez que a bíblia afirma que nada podereis fazer ou do contrário séria morto (ex: cap.35, ver. 2-3),( Nm. Cap.15, ver. 30-36), porém até agora eu nunca vi nenhum cristão que trabalha no sábado e no domingo ser morto já que o livro citado afirma que a lei não foi abolida.
Cultuamos a Deus aos domingos por ser um dia de folga da maioria dos trabalhadores, mas cultuamos no sábado também, e nos demais dias da semana, provando assim que não guardamos nem nenhum dia em especial para o Senhor. Todos são para Ele, ora lavar roupa e varrer casa não tira a santificação de ninguém, tampouco adorar a Deus, pois ninguém fica na igreja o tempo todo.
O livro ainda afirma no primeiro capitulo, na pág.11, que a lei permanece em vigor, e na pág.10 que Cristo não mudou a lei. Se analisarmos essa afirmação vamos encontrar grandes contradições da parte dos sabatistas, uma delas é a questão do divórcio, pois se Cristo não mudou a lei como afirma o livro, como explicar então esta questão? Ora a lei afirma que o homem poderia deixar sua mulher por qualquer motivo, até por achá-la feia a eles (Dt. cap. 24, ver. 1), porém Jesus lança por terra essa lei do antigo testamento afirmando totalmente o contrário, dizendo que o homem só poderia deixar a sua esposa em caso de prostituição caso não houvesse perdão de ambas as partes (Mt. Cap. 19, ver. 9), isto não é uma grande contradição? E nem ao menos é lei cerimonial, para não dar escape a nenhum sabatista. Jesus de fato não veio abolir a lei e sim cumpri-la, mas deixou uma condição para que ela fosse omitida da vida de Israel, cumpri-la toda, pois sendo assim seriam livres pela graça.
Veja o texto bíblico que expressa essa condição:... Nem um til ou um jota será tirado da lei sem que tudo seja cumprido... (Mt. Cap.5, ver. 18), isto é, a expressão “sem que” do texto pela regra gramatical expressa uma condição (Oração subordinada adverbial condicional), que logo em seguida essa condição é expressa de forma muito clara, cumprir toda a lei.
Analisando ainda o livro citado, o mesmo afirma que o sábado é de duração e que é um memorial da criação da terra, todavia não existe respaldo convincente que prove tal afirmação, o sábado é apenas uma tipologia de descanso no Céu, isto é, a salvação, pois ali será uma eterna parada de trabalho, só louvor. O sábado segundo a bíblia, um dia cessaria e lei também (Os. Cap.2, ver. 11), (Jr. Cap.31, ver. 31-33), e volto a refutar que sábado não é o memorial da criação e sim um sinal entre Deus e o povo de Israel e o memorial de sua libertação (Ex. cap.31, ver. 12-18), (Ez. Cap.20, ver. 12), (Dt. cap.5, ver. 15).
No novo testamento existem aproximadamente 55 citações da palavra sábado, sendo que apenas 54 desses são considerados pelos sabatistas, como o sábado do decálogo, isso porque esta no plural o que eles alegam ser um sábado cerimonial, o Sabbaton em (Cl. Cap.2, ver. 16-17), que absurdo uma letra denominar dois tipos diferentes de sábado. O que eles têm a dizer do texto de Atos cap. 17 e ver. 2, onde Lucas afirma que por três Sábados Paulo disputou sobre as escrituras nas sinagogas. Este Sábado por acaso seria cerimonial, por esta no plural? Mesmo que os sabatistas queiram dizer que o sábado de colossenses é cerimonial, não teriam base para isso, uma vez que Paulo no mesmo texto separa o sábado do decálogo dos dias cerimônias quando ele se refere aos dias de festa e de lua nova, sem contar também que esses dias eram sábados, pois eram folgas obrigatórias, levando então a crê que sábado não é o sétimo dia e sim dia de parada do trabalho. Ocorre que os denominados “sábados cerimoniais ou anuais” já se encontram incluídos na expressão “dias de festas” de Cl.2:16: “Portanto ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festas, ou lua nova, ou dos sábados”. A prova está em Lv. 23:37, que diz: “Estas são solenidade do Senhor...” Acerca do Sábado, indicado em Cl.2:16 se lê: “Além dos sábados do Senhor...”(Lv.23:38), isto é, os sábados semanais. Leiamos também: “E santificai os meus sábados (semanais), e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou Senhor, vosso Deus” (Ez.20:20). Compare: “Guardarão, pois, o Sábado os filhos de Israel. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se” (Êx. 31:16-17).
Tornando mais clara a declaração bíblica da abolição do Sábado semanal com base em Cl. 2:14-16, apontamos:- a expressão de Paulo em Cl.2:16 “dias de festas” se relaciona com os feriados nacionais judaicos, denominados festas e pelos ADV como “sábados cerimoniais ou anuais”(denominação anti - bíblica e sem fundamento) . São sete as festas anuais1) Festa da Páscoa – 15o dia do 1o mês – (Lv.23:5-7).2) Festa dos asmos – 21o dia do 1o mês – (Lv.23:8).3) Festa de pentecostes – 50o dia desde a Páscoa – (Lv.23:15-16).4) Festa das trombetas – 1o dia do 7o mês – (Lv.23:23-25).5) Festa da Expiação – 10o dia do 7o mês – (Lv.23:26-32).6) Festa dos Tabernáculos (1o dia) – 15o dia do 7o mês.7) Festa dos Tabernáculos (último dia de festa) – (Lv.23:24-36) b) – A fórmula “dia de festas, luas novas e sábados” é a fórmula consagrada para indicar os dias sagrados anuais, mensais e semanais ou semanais, mensais e anuais. Na bíblia não existe nenhum texto que separe a lei cerimonial da lei moral e muito menos dos sábados, embora existam as duas partes, mas tudo é lei. É incrível que uma palavra uma vez estando no plural mude totalmente o seu significado, parece que tal escritor jamais leu um livro de gramática!
Os mesmos ainda dizem que os sábados que se seguem pelo pronome possessivo meu também são sábados cerimônias, isto é deturpação da palavra de Deus e também da gramática. Eles afirmam que esse sábado foi abolido por se tratar de um cerimonial citando Hebreus cap. 9, quando o escritor se refere aos sacrifícios com animais do velho testamento. Quem prova tal afirmação, visto que o da carta nem se refere aos sábados? Nos dez mandamentos Deus não deu dois tipos de sábados, e em Hebreus cap. 9 não se refere apenas as cerimoniais, mas na lei, como um todo, resumida nos sacrifícios de animais usados nela, pois o cerimonialismo fazia parte da lei assim como hoje temos a lei de nosso país cheia dos mesmos, pois se um militar não prestar continência a bandeira nacional o mesmo será punido de acordo com a lei federal (art. 15, do regulamento de continência e de cerimonial militar). E porque Deus aboliria parte de sua lei, e outra não? E o que acontece com a afirmação do livro analisando, que diz que a lei não mudou e não foi abolida? Que contradição!
O livro citado ressaltar o seguinte: que o sábado começa de um pôr-do-sol a outro, usando o texto bíblico de Lv. Cap. 23, ver. 32, com base neste texto, todo fim de tarde os sabatistas consideram outro dia (cap. 2 pág. 16). Devemos lembrar que muitas coisas mudam de nação pra nação, bem como a contagem dos dias, horas e outras coisas mais, relativas à astronomia, geografia, cultura, etc. falo isso com base no livro de Josué, quando o mesmo falou que o sol e a lua pararam em uma de suas batalhas (Js. Cap. 10, ver. 12-14). Sabemos que o sol não gira em redor da terra e sim a terra em redor do sol, mas naquela época o povo sem conhecimento acreditava que o sol girava em redor da terra, pois todos eram geocentristas (teoria que afirmava que a terra era o centro do universo), e ninguém jamais iria mudar essa idéia, nem mesmo Deus usaria um de seus profetas para falar isso. As pessoas não acreditariam e o chamaria de herege, como o grande cientista Galileu, que afirmou que a terra era redonda e não quadrada reiterando o que disse Aristóteles, quase foi morto pela igreja católica. Levando em consideração as afirmações do livro, como os sabatistas explicam o pôr-do-sol nos pólos sul e norte? Só acontece pôr-do-sol nesses lugares de seis em seis meses, isto é, seis meses é dia e seis meses é noite.
NO cap. 3 pag. 21, diz que o maligno perverte a guarda do sábado cumulado de pesadas restrições. Até onde sei as pesadas restrições estão na bíblia, no antigo testamento o qual o livra afirma que não foi abolido e não nas vontades do maligno. E ainda dizem que Jesus não veio abolir o sábado e sim reformá-lo. Onde está isso na bíblia. Acredito que se o autor dessa obra absurda tivesse lido pelo menos algumas vezes um dicionário saberia que reformar é o mesmo que mudar. E agora como fica o livro Do Sábado para o Domingo, dizendo que Jesus não mudou a lei e nem o sábado? (cap. 1 pag. 11)
Dos dez mandamentos registrados em Êxodo 20, o novo testamento ratifica apenas nove, excluindo o quarto mandamento que fala da guarda do sábado. Porque em nenhum momento Jesus ordenou que fosse guardado o sábado? Não há nenhuma ordem expressa no Novo testamento dizendo que devemos guardar o sábado, apenas os outros são repetidos, veja:

“Não terás outros deuses diante de mim”
(Ex. 20.3)
“Ao único Deus seja dada á glória...”
(Rm. 19.27)
“Não farás para ti imagem de escultura...”
(Ex. 20.4)
“... Filinhos guardai-vos dos ídolos.”
(I Jo. 5.21)
“Não tomaras o nome de Senhor em vão”
(Ex. 20.7)
“... Não jureis nem pelo céu nem pela terra...”
(Tg. 5.12)
“Lembra do dia do Sábado para santificar”
(Ex. 20. 8)
??????????????
“Honra teu pai e tua mãe...”
(Ex. 20.12)
“Filhos, obedecei vossos pais...”
(Ef. 6.1)
“Não matarás”
(Ex. 20.13)
“Não matarás”
(Rm. 13.9)
“Não adulteraras”
(Ex. 20.14)
“Não adulteraras”
(Rm. 13.9)
“Não furtaras”
(Ex. 20.15)
“Não furtaras”
(Rm. 13.9)
“Não dirás falso testemunho”
(Ex. 20.16)
“Não mintais uns aos outros”
(Cl. 3.9)
“Não cobiçarás”
(Ex. 20.17)
“Não cobiçarás”
(Rm. 13.9)

O Novo Testamento repete pelo menos 50 vezes o dever de adorar somente a Deus, 12 vezes a advertência contra idolatria, 4 vezes a advertência para não tomar o nome do Senhor em vão, 6 vezes o dever de honrar pai e mãe, 6 vezes a advertência contra o homicídio, 12 vezes a advertência contra o adultério, 6 vezes a advertência contra o furto, 4 vezes a advertência contra o falso testemunho, 9 vezes a advertência contra a cobiça, mas em nenhum lugar encontra-se o mandamento de guardar o sábado. Encontramos algumas passagens que mostram pessoas guardando o sábado aliado ao antigo costume, mas não mandado por Jesus.


Por: Edrisse Pinho, Conferencista, (Th. B)

3 comentários:

  1. Em Primeiro lugar meus parabéns pelo seu trabalho, pois tem uma grande influencia em no seculo para os jovens de hoje em dia, espero que DEus continue lhe abençoando mais, continue sempre assim fazendo a obra do Senhor conforme as vontades de DEus, onde venho dar o apoio, continue e vá em frente, paz do Senhor em Cristo Jesus...

    ResponderExcluir
  2. Bacana brother, parabéns pelo blog que DEUS o abençoe e o conserve sempre perseverando nessa sua fé.

    ResponderExcluir
  3. diacono edrisse pinho muito boua a tua introdução bastante edificante

    ResponderExcluir