terça-feira, 3 de julho de 2012

Censo aponta que Assembleia de Deus é a denominação evangélica que mais cresce no Brasil

Os números sobre a igreja evangélica brasileira tem sido um dos maiores destaques entre os dados do Censo, divulgado nesta sexta-feira (29/06/2012) pelo IBGE. Além do grande crescimento do número de evangélicos no país, a pesquisa mostra que a Assembleia de Deus é a igreja que mais cresceu no Brasil entre 2000 e 2010, passando de 8,4 milhões de membros para 12,3 milhões, segundo a agência O Globo.
De acordo com o levantamento, entre os brasileiros que se declararam evangélicos em 2010, os de origem pentecostal (Assembleia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Nova Vida, entre outras) representavam 60%  dos evangélicos ou 10,4% da população. Enquanto os tradiconais da reforma (luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas, etc.) são 18,5% dos evangelicos ou 4,1% dos brasileiros.
A Assembleia de Deus foi fundada em 1911 por missionários suecos que desembarcaram em Belém (PA) e os dados mostram que apesar de estar dividida em diversos ministérios, marca seus 101 anos como a maior denominação evangélica do país.
Cláudio Dutra Crespo, da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, explicou que as igrejas pentecostais foram as que mais impulsionaram o crescimento do número de evangélicos no país, enquanto as igrejas da reforma, também conhecidas como históricas, tiveram o crescimento estagnado no período.
- O crescimento dos evangélicos foi impulsionado, principalmente, pelas igrejas pentecostais. As de reformadas pararam de crescer.

FONTE: Gospel+, Texto adaptado por Edrisse pinho; Th. B.

2 comentários:

  1. É indiscutível o crescimento numérico. Mas isto não, necessariamente significa um crescimento qualitativo. A igreja evangélica brasileira tem crescido, em contra partida, nosso país nunca foi tão corrupto! Vale uma reflexão sobre esse "crescimento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo, Paz do nosso Senhor jesus Cristo!
      Levando em consideração a ideia de que o Brasil tem de fato ficado cada vez mais corrupto, não quer dizer que a igreja não tenha feito seu papel. No entanto é importante ressaltar que não é só a Assembleia de Deus que cresce, a questão aqui é a que mais cresce e não a que paralisa a corrupção. Tenho ciência que as igrejas sérias também tem crescido, mas em contra partida aquelas que só pregam a prosperidade também, e se não pregarmos um genuíno evangelho de nada adianta crescer.
      obrigado pelo seu comentário, pois é de grande valia sua participação aqui nesse blog.
      Paz em Cristo!!!!
      Att. Edrisse Pinho.

      Excluir