domingo, 16 de outubro de 2011

O que nos leva a falta de uma exegese biblica e nos recorrer a vercículos isolados da Bíblia!

Conheça o José Igreja Caseira
Agora entra o Sr. Igreja Caseira. José foi criado na igreja institucional. Há pelo menos dez anos está insatisfeito com ela.
José descobre um livro sobre a “igreja caseira”, e experimenta uma crise de consciência. José pegou seu NT, sem perceber que o “recortar e colar” ainda permanecia vivo em seu cérebro. A “mentalidade do clipboard” (Cortar e colar) nunca foi removida de seu pensamento. Mas não tem consciência dela — como a maioria dos cristãos.
José começa a buscar os ingredientes necessários para formar uma “igreja neotestamentária”. Então ele começa a fazer o que os cristãos fazem quando querem saber a vontade de Deus. Ele seleciona alguns versículos bíblicos do NT, ignorando o fundo social e histórico destes versículos.
José dá de cara com Mateus 18:20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome lá estarei”. José prossegue lendo e chega até Atos 2:46, “E eles se reuniam de casa em casa”. José recebe uma revelação, “Simplesmente tenho que abrir minha casa, convidar duas ou três pessoas, e pronto! Plantei uma igreja neotestamentária!”
Então, no próximo domingo, José abre sua casa e estréia uma “igreja caseira” baseada no NT (pensa ele).
José tem outra revelação: “Sou um plantador de igrejas como Paulo. Eu fundei uma igreja caseira como ele fez”. José não se dá conta de que ele não fez outra coisa senão recortar duas sentenças de dois documentos — completamente fora do contexto histórico — unindo-as para fazer coisas sem raízes nas escrituras.
Mateus 18:20 não é uma receita para fundar uma igreja. Essa passagem refere-se a uma reunião de discipilna! Atos 2:46 é um simples registro do que faziam os cristãos primitivos. Sim, os primeiros cristãos se reuniam nas casas. E é fortemente recomendável que os cristãos se reúnam em suas casas hoje. Mas o simples fato de abrir sua casa ou convidar pessoas não constitui uma igreja. Nem tampouco qualifica o dono da casa como um “plantador de igrejas!”
As igrejas plantadas durante o século I foram semeadas com sangue e suor. Os homens que as fundaram não deixaram a sinagoga no sábado para fundar uma igreja caseira no domingo. Cada homem do NT envolvido na obra de semear igrejas era, primeiramente, um irmão normal em uma igreja já existente. E com o tempo — depois de muitas tribulações e exposição em uma igreja que ele conhecia bem, como o índice de um guia telefônico — era reconhecido e enviado com a aprovação de tal igreja. Este é o modelo consistente ao longo do NT.
Você pode provar qualquer coisa com versículos, querido leitor. Se usar vercículos isolados sem nenhum contexto. Ver o nascimento de uma igreja comparável às congregações do século I requer muito mais trabalho do que apenas abrir as portas de sua casa, acomodar as pessoas em um sofá cômodo, tomar um refresco, comer salgadinho e falar sobre a Bíblia.
Como eu concebo o estilo de uma igreja do século I? Como um grupo de pessoas que sabia como experimentar e expressar Jesus Cristo em um encontro sem nenhuma arbitragem humana. Como um grupo de pessoas que pode funcionar coletivamente como um Corpo — andando pelos
próprios pés — depois que o semeador vai embora.
Equipar gente para fazer isso exige bem mais do que abrir sua casa e dizer, “Venham, teremos um estudo bíblico”.
José Igreja Caseira agora tem uma “igreja neotestamentária”. Como em todos os pequenos grupos semelhantes ao de José a questão da liderança sempre surge. Que faz José? Ele começa a buscar alguns versículos sobre liderança. Ele para em Atos 14, e se concentra no versículo 23 que diz, “Eles nomearam anciãos em cada igreja”. José acaba de receber outra revelação! “A Palavra de Deus declara que cada igreja neotestamentária tem anciãos”, reflete ele. “Portanto, nossa igreja caseira necessita de anciãos!”
José faz esta descoberta apenas duas semanas depois de abrir as portas de sua casa! “Cada igreja do NT tem anciãos”, diz José. Então ele recorta este texto para fora de seu contexto e nomeia alguns anciãos. (José está entre eles é claro).
Qual é o contexto histórico de Atos 14? Dois plantadores, Paulo e Barnabé, foram enviados por sua congregação até a Antioquia. Antes de enviá-los ambos já haviam experimentado a vida eclesiástica como irmãos, não como líderes (Barnabé em Jerusalém e Paulo em Antioquia).
Atos 14:23 é parte de uma descrição do que sucedeu depois que estes plantadores foram enviados. Eles estavam na Galácia. os dois homens acabam de fundar quatro igrejas. Agora eles estão voltando para visitar aquelas igrejas seis ou doze meses depois de haverem sido fundadas. Paulo e Barnabé regressam a cada uma das igrejas e “publicamente confirmam anciãos” em cada congregação.
Mas José cometeu um erro ainda mais sutil. O versículo diz que Paulo e Barnabé nomearam anciãos em cada congregação. José pensa que isto significa que cada igreja precisa ter anciãos. Mas este texto não diz tal coisa. O versículo se refere a um evento no sul da Galácia durante o século I. “Cada igreja” quer dizer cada congregação no sul da Galácia no ano 49 d.C. Lucas refere-se às 4 congregações que Paulo e Barnabé acabaram de fundar. Você percebe o problema que causamos quando recortamos versículos para fora de seu cenário histórico?
A verdade é que José Igreja Caseira está completamente fora dos limites bíblicos! Primeiramente ele não é um plantador de igreja itinerante. (Estes foram os homens que reconheceram os anciãos do primeiro século). Em segundo lugar, a igreja é muito nova para ter anciãos. Em Jerusalém durou pelo menos uns 14 anos para que surgissem anciãos. Mas José Igreja Caseira tem seu versículo, então ele está “amparado nas escrituras” (em sua imaginação).
Mais tarde, o assunto de dar dinheiro se manifesta. Então José separa 1 Coríntios 16:2, “No primeiro dia da semana quando estiverem juntos, recolham uma coleta de sua abundância". Baseado neste versículo, José institui uma regra de que cada pessoa de sua igreja deve dar dinheiro ao fundo eclesiástico aos domingos pela manhã.
Outra vez, José interpretou uma passagem fora de seu contexto e construiu uma prática sobre isso. 1 Coríntios 16:2 é apenas uma ocorrência pontual. Foi escrita em torno do ano 55 d.C. para a igreja em Corinto. Naquele tempo, Paulo estava coletando dinheiro de todas as igrejas gentílicas que ele havia fundado. Paulo tinha apenas uma meta: Ele queria levar essa coleta aos irmãos e irmãs em Jerusalém que estavam enfrentando uma severa pobreza. Paulo disse aos Coríntios, “A propósito, quando visitá-los quero esse dinheiro já recolhido para levá-lo a Jerusalém. Então, cada domingo quando vocês se reunirem, façam-me o favor de separar, pouco a pouco, um fundo de ajuda”. Portanto, 1 Coríntios 16:2 não tem nada a ver com o ritual mecânico de recolher uma oferta a cada domingo pela manhã dentre outras práticas liturgicas.
O pensamento de José a respeito igreja foi formado por duas coisas: O avivamento do século XIX , e a abordagem clipboard da Bíblia, sem nehhum aparato exegético.

EXTRAIDO DE : Cristianismo pagão, Frank A. Viola, 2005; adapitado Por Edrisse Pinho, Conferencista, (Th. B)

2 comentários:

  1. Prezado, vou suar seu texto na aula de domingo da EBD. Citarei os créditos. A paz de Cristo.
    Daniel Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tenha liberdade de usar os textos aqui postados. E obrigado por citar os créditos!!

      Excluir