quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

JUDEUS, CRISTÃOS OU CRISTÃOS JUDEUS?

Já algum tempo tenho percebido uma nova moda que permeia no meio evangélico pentecostal. Cristãos pregadores de renome, afirmando ser judeus! Mas o que na verdade eles são? Judeus cristãos? Cristãos judeus? (o que não existe). Ou apenas presepeiros em nosso meio?
Não é minha intenção de maneira nenhuma difamar pregadores como Yossef Akiva, que também se diz judeu, (se por conversão ou por nascimento eu não sei) ou Yaakov Abravanel, que depois de ter surgido essa nova tendência vem aparecendo no cenário nacional e outros por aí. Muito pelo contrario, estou a algum tempo acompanhando a trajetória do Pr. Akiva, e tenho percebido que suas mensagens vêm contribuindo muito para os crentes de nossa igreja. Não deixo de criticar as suas afirmações baseadas na cultura judaica, na Talmude e ate mesmo na Mishná, em pregações na igreja que não tem nada a ver com a bíblia.
Minha intenção aqui é entender ou pelo menos tentar, o porquê que tais judeus cristãos, após se converterem a Jesus não deixaram suas praticas judaizantes. Estão em nossos púlpitos de kipá, talit, etc. Fazendo uso freqüente de textos como antes já disse do talmude, Mishná e outros.
Sempre pensei depois que saí do catolicismo que minha vida tinha que mudar totalmente, não andar mais com terços, não fazer o sinal da cruz, deixar todos os rudimentos da antiga tradição, até mesmo por que não havia nada de edificante nisso. Parece que esses cristãos estão tomando a mesma atitude de Pedro, convertido a cristo e praticando os rudimentos judaicos, e, diga-se de passagem, Jesus o repreendeu.
No primeiro conselho que a igreja primitiva se reuniu para determinar alguns assuntos pertinentes às praticas religiosas em Atos 15, uma das principais pautas foi abandonar o que Moisés havia dito na Toráh, isto é abandonar as praticas judaizantes. Portanto é necessário entender que cristão é cristão, e judeu é judeu. E mesmo que um judeu por etnia se converta deve abandonar as pratica da religião judaica.
Concluindo, digo aos meus amados irmãos judeus ou não, abandonemos essas praticas, pois não estamos mais vivendo a antiga aliança e nem mesmo nos baseando na literatura judaica, (Talmude, Midrahs, Mishná, etc.), para nossa maneira de viver.

Por: Edrisse Pinho, Conferencista, (Th. B)

2 comentários:

  1. Pastor, não conheço você ou o seu ministério, encontrei esse texto pesquisando no Google justamente sobre esse assunto e percebi que você ao redigir esse texto acertou perfeitamente, você disse exatamente o que acontece com essa tendência da infiltração da cultura judia no meio cristão.

    Temos que abrir os olhos para isso, obrigado por compartilhar o seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Reinaldo Filho Camargo, Obrigado pela visita ao nosso blog! Estou um pouco parado de escrever, mas em breve estaremos postando mais matérias que venham edificar os irmãos leitores. Fique a vontade para ler nossas postagens e contribuir criticando construtivamente. Para saber um pouco mais de nosso ministério, acesse o Facebook e veja a biografia aqui no blog.
      Que Deus continue abençoando sua vida;
      Atenciosamente Pr. Edrisse Pinho

      Excluir