sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O CAIR NO ESPIRITO



Uma Resposta ao Edir Macedo

Já há alguns dias venho ouvindo comentários, lido matérias sobre a polêmica do tal cair no espírito, que o bispo Edir Macedo com os seus bispos comparsas suscitaram em sua rede de televisão (RECORD). É sabido de todos nós os comentários desse bando de analfabetos teológicos sobre o cair no espírito, com suas acusações infames a cantores de grande repercussão no meio evangélico, como Ana Paula Valadão, e vídeos que mostram o Pr. Marco Feliciano no congresso de Gideões entre outros.
Admito que muita coisa que acontece em nossas igrejas não passa de meninice e emoção por parte dos fieis assim como ocorre na igreja universal também. Mas não podemos jogar fora o agir do Espírito santo em sua plenitude, e nem resumir o poder de Deus a nossa medíocre compreensão humana sobre aquilo que está escrito. Também não estou suscitando uma doutrina de que todos os que estão cheios do Espírito santo precise cair, mas estou tentando compreender da melhor forma possível essa ação do Espírito de Deus nas Igrejas. Admito também que há pessoas que só vão para a igreja com o principal objetivo da cair como se isso fosse edificante e necessário em nossa vida espiritual ou talvez fosse surgir algum efeito. Temos que entender que isso é uma causa do grande poder de Deus em nossa materia fraca e corrompida de pecado. É preciso admitir também que esse nome “Cair no Espírito” na está contido na Bíblia, e nem mesmo deveria se chamar de "cair no" e sim "cair pelo Espirito". Esse nome é apenas um nome popular dessa ação na igreja, assim como também a palavra Bíblia está escrito na Bíblia, muito menos a palavra trindade, dentre outros nomes que adotamos para melhor compreensão.
Os pastores da Universal afirmam categoricamente que esse movimento não passa da ação do demônio, ainda acusam os cantores de música evangélica, (Os que não são de sua gravadora é claro), de possuídos de demônio, por conta do cair no Espírito. No entanto é preciso analisar biblicamente se o fato de cair está relacionado ao poder de Deus ou as ações do maligno, é preciso averiguar a luz da hermenêutica e a luz da teologia, (coisa que eles não sabem fazer) esse cair no Espírito.
Começarei aqui analisar algumas passagens de pessoas possessas de espíritos malignos na bíblia. Começando pelo endemoninhado de Gadara em Mateus Cap. 8, Ver. 28-31, nessa passagem não encontramos a pessoa com demônios cair por terra, muito pelo contrario ele andava vagueando por aí. Ainda em Mateus cap. 9 ver. 32 vemos outro possesso de demônios sem ao menos cair no chão, ele apenas estava mudo, mais adiante Jesus expulsou um demônio de um homem cego e mudo e o mesmo ficou curado, (Mateus cap. 12. Ver. 22), em Atos cap. 19. Ver 16 os espíritos que atormentavam uma pessoa não caiu no chão muito pelo contrario saiu do chão pulando e batendo nos tais exorcistas. Não vemos passagem bíblica nenhuma nos mostrando pessoas com espírito imundo caindo, mas sim tomando qualquer outra atitude menos essa. A única passagem que nos mostra um homem caindo de demônios está em Marcos cap. 9, ver, 20. Isso por causa de uma convulsão, mas não por causa de espíritos demoníacos, isto é, o espírito como de costume usa enfermidades para assolar as pessoas.
Mas quando vemos o agir de Deus me parece que as coisas são bem diferentes. Daniel após ter uma visão caiu por terra, (Dn. Cap. 8, Ver. 17), Muitos afirmam que ele não caiu com a imposição da mão de algum pastor, e sim por conta de uma visão, logo a justificativa na verdade foi a visão. Mas aí surge uma problemática. Ao que Parece Daniel teve a visão e só caiu com a presença do anjo, mesmo que tivesse caído por causa da visão, não seria o conteúdo do que ele vira que o teria feito cair, e sim poder de Deus que envolvia a situação. Perceba que no versículo 18 Daniel desmaia, (algo bem parecido com o cair no espírito). Se fosse a visão que tivesse feito o profeta cair ele não conseguiria ver mais nada, Mas o anjo ao que parece o fortaleceu para ele continuar vendo. Um fato semelhante a este ocorre em Dn. Cap. 10, ver. 7-9, o profeta até desmaia. Poderia citar ainda o fato de João no Apocalipse (1-17), que caiu como morto. Todas essas passagens que nos mostram os personagens tendo visões futuras, as pessoas que criticam afirmam que o cair desses personagens bíblicos só se deu por conta de visões e não de imposição da mão de ninguém. Mas como antes já afirmei se foi a visão que os tais tiveram, o motivo deles terem caído no chão por vezes desmaiados, não era, mas para terem visto nada, mas a passagem nos mostra que eles continuaram vendo e só caíram por uma influencia externa, como a presença de um anjo, ou a voz de um ser celestial etc. E o que falar da passagem de João 18, 6, quando os guardas juntamente com Judas foram prender jesus e quando pergutaram que era ele ao ouvirem a resposta com o seu nome cairam por terra. O que sria isso? o poder de Deus no nome de jesus ou o diabo os derrubando. Podemos entender caros leitores que a ação do diabo não está em fazer as pessoas caírem fisicamente no chão, e sim espiritualmente no pecado.
Concluindo tenho certeza que o fato de cair de poder ou de emoção na igreja não está nada relacionado ao demônio, muito pelo contrario se cair estiver relacionado a alguém esse alguém é Deus. Na verdade o que o diabo quer não é ridicularizar crentes fazendo os cair na igreja, isso é o de menos. O que ele quer é fazer com que pequemos contra Deus, mentindo, roubando, nos prostituindo e cometendo uma serie de outras transgressões.
Os bispos da igreja universal se esquecem dessas passagens em suas analfabetices bíblicas e teológicas. O demônio não está na pessoa que cai na igreja, e sim nas apologias de sexo fora do casamento, homossexualismo, e rebeldia, feita pela emissora do Bispo que é sustentada a base de dizimo e oferta da igreja.
Vamos abrir nossos olhos!!!!!

Por. Edrisse Pinho; Th.B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário